Memérico Vespúcio [1] • A Bacia das Almas

 

Paulo Brabo, 13 de janeiro de 2016

Memérico Vespúcio [1]

Estocado em Brasil · História · Ilustração

Esta é a parte 11 de 14 da série História da alocação de recursos no Brasil

O florentino que deu o nome de «de todos os Santos» à Bahia era bom em nomear as coisas; deu também, sem querer, dois nomes ao novo continente: América e Novo Mundo. Enviado em 1501 pelo rei de Portugal para sondar as terras descobertas por Cabral, Américo Vespúcio escreveu sobre suas expedições cartas que foram traduzidas em diversas línguas e tornaram-se incrivelmente populares.

Nelas Vespúcio 1Ou alguém escrevendo no seu nome. O tempo revelaria que algumas das cartas mais famosas atribuídas ao florentino eram com toda a probabilidade apócrifas. O fato de serem falsificações não impediu, naturalmente, que contribuíssem para a formação da imagem e da identidade do Brasil. inventou diversos memes que ainda vigoram sobre o Brasil.
 

Paulo Brabo @saobrabo

Escrevo livros, faço desenhos e desenho letras. A Bacia das Almas é repositório final de ideias condenadas à reformulação eterna.

Este relato faz parte da série

História da alocação de recursos no Brasil

images/2015/har-cover.png

Notas   [ + ]

1. Ou alguém escrevendo no seu nome. O tempo revelaria que algumas das cartas mais famosas atribuídas ao florentino eram com toda a probabilidade apócrifas. O fato de serem falsificações não impediu, naturalmente, que contribuíssem para a formação da imagem e da identidade do Brasil.
Arquivado sob as rubricas

 

<
>

Depositado em juízo por Paulo Brabo · Desde 2004 · Sobre o autor e esta Bacia · Leia um livro · Olhe desenhos · Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo nas Índias Ocidentais · Fale comigo · A Bacia das Almas é constrangedoramente grande