As sessões do Paraíso • A Bacia das Almas

 

Paulo Brabo, 24 de janeiro de 2009

As sessões do Paraíso

Estocado em Filmes

Este documento contém clipes de vídeo que só podem ser visualizados na página da Bacia na internet.

No Paraíso, como é de conhecimento geral, não há noticiários, novelas, reality shows nem programas de entrevistas — esses só continuam a ser transmitidos no Inferno, onde foram criados. No Paraíso, onde há pouca coisa além de rios, bibliotecas e livrarias, há também aparelhos de televisão — mas esses só funcionam depois do anoitecer e só passam filmes em preto e branco, daqueles que foram filmados na terra até meados da década de 1950.

Tratam-se dos filmes que na minha infância e adolescência passavam inevitavelmente de madrugada, antes que os três ou quatro canais disponíveis descansassem o seu sinal para só despertaram no dia seguinte.

Eram filmes que só ocasionalmente alguém assistia do começo ao fim. Foram de fato projetados para serem vistos em porções arbitrárias, pós-modernas, e deles deve restar uma lembrança vaga e reconstruída, ainda mais frágil do que a memória de um sonho.

Como este, cuja promissora sequência inicial apresento agora, e que se passa numa vila de pescadores da Sícilia cujos habitantes falam inglês, com sotaque macarrônico e gramática ensinada por mestre Yoda.

“Pepe, is it your desire that the fishes they swim away?”

[flv:http://baciadasalmas.s3.amazonaws.com/movies/2009-01-24-20mmte_01.flv 570 428]

Se a imagem estiver incompleta tente aqui.

Paulo Brabo @saobrabo

Escrevo livros, faço desenhos e desenho letras. A Bacia das Almas é repositório final de ideias condenadas à reformulação eterna.

Arquivado sob as rubricas

 

<
>

Depositado em juízo por Paulo Brabo · Desde 2004 · Sobre o autor e esta Bacia · Leia um livro · Olhe desenhos · Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo nas Índias Ocidentais · Fale comigo · A Bacia das Almas é a peleja do Carnaval com a Quaresma