Eu tinha perto de dez anos e desenhava sem parar o Snoopy; minha irmã Alice, prescientemente preocupada com as questões contemporâneas de copyright, disse um dia que eu precisava parar de copiar e inventar um personagem só meu.
Como resultado, o primeiro personagem só meu da minha carreira foi minha irmã que inventou: trata-se do Oxi©, um extraterrestre em forma de elipse com duas pernas fininhas, duas antenas e duas barbichas de cada lado do rosto/corpo.
Encontrei esses dias a primeira aventura do personagem, OXI E A ATERRISAGEM (sic), que desenhei num dos incontáveis blocos artesanais, feitos de folhas grampeadas de papel-contínuo usado, que meu pai subtraía da firma em que trabalhava.
Na história descobrimos que Oxi© nasceu no planeta Ariom; que ele viaja numa espaçonave giratória em forma de balão que é grande demais para ele e que por isso para entrar nela o extraterrestre precisa da ajuda de um funil; e – especialmente digno de nota e detalhe do qual eu não me recordava – que esse corajoso explorador alimenta-se apenas de livros.
Análises espectográficas demonstram que a multidão na cena final não fui eu quem desenhei; estou supondo que tenha sido mesmo a Alice.
Clique nas imagens para ampliar.
Escrevo livros, faço desenhos e desenho letras. A Bacia das Almas é repositório final de ideias condenadas à reformulação eterna.